UP! Gestão Esportiva

Up Gestão Esportiva

Clube Up! de Vantagens!

Notícias

Le Parkour: o esporte das grandes cidades

Criado como um treinamento militar (“parcours du combattant”), o Le Parkour (arte do deslocamento) surgiu com o princípio de fazer com que o indivíduo se locomova de um ponto ao outro o mais rápido e eficientemente possível, usando como único instrumento o próprio corpo humano. Com os mesmos princípios de concentração das artes marciais, o praticante do Le Parkour treina como uma forma de defesa e fuga rápida.


“Quem pratica Le Parkour tenta superar todos os obstáculos em seu próprio caminho, como se estivesse em uma emergência”, afirma o praticante do esporte, Andrey Gabriel, de 17 anos.


Andrey Gabriel faz parte de um grupo chamado 4run, junto com mais quatro jovens, eles praticam Le Parkour em dias alternados na semana. Segundo ele, tudo começou através de vídeos na internet, que foi de onde a idéia surgiu. “Depois para colocar a idéia em prática foi um pulo”, afirmou Andrey.


Outro grupo que aderiu ao esporte em Dourados é o Clã Qwerty-Z, que foi criado pelos jovens Tauan e Nykos, em meados de 2008. Eles também se inspiraram em vídeos do Youtube e resolveram tentar pular construções urbanas. Tauan, que era o líder do clã, tinha na época 16 anos, e era quem dava as idéias, chamava os amigos e recrutava novos membros para o grupo. Um dos membros do Clã, Vlailton Viegas, afirma que a diversidade do esporte é o que o faz tão atrativo: “Parkour é acima de tudo um esporte diferente, pois se você é perna-de-pau no futebol, não sabe arremessar uma bola de basquete ou é burro e não consegue jogar xadrez, o negócio é sair por aí pulando meio fio, casas e até prédios, arriscando levar capotes e sair sangrando”, afirma Vlailton.


Mesmo com uma equipe com sete membros o Clã Qwerty-Z não durou muito tempo. “O grupo cresceu, e simplesmente parou de se encontrar para os treinos” – afirmou Vlailton Viegas.


Mas o fato é Le Parkour é um esporte urbano recente, que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, principalmente nos grandes centros, onde existem obstáculos diferentes. Sem limitações de espaço, é um esporte acessível a todos, possibilitando o conhecimento do próprio corpo humano e desenvolvimento de força, coragem e concentração.


 

Seja um franqueado