UP! Gestão Esportiva

Up Gestão Esportiva

Clube Up! de Vantagens!

Notícias

Conheça os benefícios da natação para o seu corpo

Ao escolher um esporte ou alguma atividade física para praticar, o que você prefere: uma modalidade coletiva ou individual? Apesar de ambas oferecerem benefícios para a saúde, cada uma delas possui particularidades que podem adequar-se a diferentes necessidades. Sendo assim, uma boa dica para quem gosta de esportes individuais é a natação.


Segundo o doutor em fisiologia do exercício, Carlos Mosquera, a natação é um dos esportes mais completos dentre todas as modalidades. "A natação é um esporte que envolve a movimentação de vários grupos musculares, sendo as contrações e forças musculares obrigatórias para um bom deslocamento aquático", afirma.


Além de ser considerado um exercício completo e individual, ou seja, que não precisa de outra pessoa para fazê-lo, a natação pode ser praticada independentemente do clima, pois existem muitas piscinas que são cobertas. Outro benefício é que ela também exige alongamento devido à temperatura da água e para a técnica dos nados, o que acaba gerando um melhor alinhamento postural do indivíduo.


Se você se preocupa com o bom funcionamento do seu coração e quer perder peso, aí vai mais uma vantagem: a natação melhora o trabalho cardiovascular, principalmente quando o treinamento é pensado em longas distâncias. "A perda de peso é mais fácil desde que a natação seja praticada várias vezes na semana, em distâncias maiores, e acompanhada por uma ingestão nutricional adequada e controlada. Se associar com caminhadas ou corridas, os resultados podem ser obtidos mais rápido", completa Mosquera


Impactos nas articulações
As lesões são vilãs para quem pratica exercícios físicos e podem ser causadas por diversos fatores, entre eles o impacto nas articulações. Porém, isso não ocorre na natação, de acordo com Mosquera. "Com exceção das tendinites, provocadas pelas repetições de movimentos, o maior benefício talvez seja o fato de o praticante desse esporte não sofrer impactos articulares. Por esse fator, o aparecimento de lesões é mais raro", ressalta.
Se por um lado a ausência de gravidade no meio aquático evita os impactos nas articulações, por outro ela não beneficia o fortalecimento ósseo. Diariamente, precisamos de "remodelações" ósseas, e isso só é possível com o corpo em contato com o chão. Desta forma, o ideal é uma complementação, como nadar e andar, por exemplo. "Se só praticamos a natação, ficamos mais suscetíveis a fraquezas ósseas", pondera Mosquera.


Recomendações e indicações
A aprendizagem da natação, assim como em outros esportes, é bem mais fácil quando iniciada logo na infância. Mesmo assim, não há uma idade ideal para o início dos treinamentos, sendo que hoje existem diversas competições "masters", ou seja, campeonatos que reúnem pessoas que começaram tardiamente a prática esportiva.
Apesar de ser um esporte aberto a diferentes faixas etárias e que oferece inúmeros benefícios, a natação requer também algumas recomendações.

"O que se observa muito nas academias e clubes, com os praticantes da natação, é que eles acabam desistindo do esporte precocemente pelo fato de ser um esporte solitário. Em relação ao físico, o excesso de treinamentos pode aumentar o risco de aparecimento de tendinites (LER), devido ao esforço repetitivo", conclui Mosquera.

 

Seja um franqueado