UP! Gestão Esportiva

Up Gestão Esportiva

Clube Up! de Vantagens!

Notícias

Você está com a postura correta?

Quem fica sentado na frente de um computador por horas sabe o quanto é irresistível e praticamente impossível não dar aquela “deitadinha” na cadeira, se esticar todo para trás ou ler a tela bem de pertinho. Que atire a primeira pedra quem nunca teve consciência que estava com a postura incorreta, mas mesmo assim não deu a mínima atenção.

A dor nas costas pode ter várias origens, de má-formação congênita a problemas nos discos intervertebrais (origem da hérnia de disco, quando ele forma um abaulamento e comprime o nervo, causando dor), passando pelas doenças degenerativas da coluna, como a artrose, e por raros tumores ósseos. Além disso, a genética conta. Mas uma das causas principais de dor nas costas é a má postura.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das pessoas sentem dores na parte baixa da coluna, conhecida como lombalgia. Mas, especificamente no Brasil, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em convênio com o Ministério da Saúde, entre as doenças crônicas mais identificadas pelos médicos, estavam hipertensão e doença de coluna ou costas.

Coisa séria
No dia a dia, são diversos os momentos em que ficamos em uma postura inadequada, e pior que muitas vezes estamos conscientes disso.

Uma boa postura é importante porque ajuda o corpo a funcionar na maior velocidade possível, promove a eficiência do movimento e resistência, contribuindo para uma sensação de bem estar.
Quando a dor aparecer, é porque algo está errado. Fique atento quando há sinais ou sintomas como, formigamentos, fisgadas nos braços e pernas ou perda de força dos músculos, porque nesses casos existe a possibilidade de fraturas por osteoporose, hérnia de disco, tumores ou bicos de papagaio atingindo os nervos na coluna. Se você sente dor ao apalpar várias regiões do corpo, pode ser fibromialgia. Desconforto noturno também deve ser avaliado porque, em geral, a dor do desgaste natural da coluna ou dos músculos é aliviada com repouso.

Além de todos esses problemas de saúde que uma postura inadequada pode causar, questões estéticas também podem afetar a autoestima de qualquer pessoa. Por isso, é melhor começar a se cuidar.

Cuidados
Você pode fazer muito por sua coluna, a começar pela correção da sua postura.

Atitude simples como a reeducação postural levam a resultados satisfatórios. Quanto mais cedo isso começar, melhor. No trabalho, o problema não é usar o computador por muito tempo, mas permanecer muitas horas sem uma interrupção. É importante a cada hora efetuar uma pausa, andar, relaxar um pouco, alongar e exercitar o pescoço, costas e braços.

Além do autocontrole, exercícios podem se tornar aliados a boa postura, ajudando a dar adeus às dores. Proteja sua coluna usando bons mecanismos do corpo: dobre seus joelhos ao pegar ou colocar algo no chão; carregue um objeto pesado usando as duas mãos e mantendo a carga perto de sua cintura; caminhe com postura correta; permita que os braços balancem naturalmente e mantenha os pés apontados na direção em que você vai.

Fernanda Beatriz
 

Seja um franqueado